O fundador, Joaquim Jorge, será o anfitrião daquele que é já o 143.º debate de uma história rica em trocas de ideias e perspetivas. Manter um espaço "aberto a todos, erudito e popular" é a vontade, ao fim de quase uma década marcada pelo espírito cívico deste biólogo que promove a participação.
Habitação, saúde e economia são as bandeiras do líder socialista (como nos anos em que governou), que até quer um novo relatório Porter (como Costa em 2020). Com ideias assim, dificilmente o debate sairá do quintal de Montenegro.
Enquanto aprendem Gestão, Contabilidade ou Finanças, os alunos do ISCAL têm um simulador que lhes permite aplicar os conhecimentos em ambiente real. É uma das apostas do presidente daquela escola, que também está a integrar IA nos cursos e incluiu nos currículos uma academia de soft skills. A transf
Competição de Matemática acontece já amanhã e junta alunos do 3.º ciclo e do secundário de 12 países, com um formato colaborativo para resolver problemas de áreas como Geometria, Teoria dos Números, Combinatória e Álgebra numa espécie de olimpíadas por equipas.
Refletir sobre a exclusão social, a qualidade de vida dos idosos, as dependências e a inclusão, entre outros temas de urgência social, será o mote da semana solidária organizada pela Cáritas Lisboa, que arranca no domingo e incluirá debates, uma caminhada e recolha de fundos.
Um em cada três acidentes são provocados por fadiga e sonolência. Conduzir quando sente os olhos a fecharem-se ou chegar a adormecer ao volante são condições admitidas por condutores questionados pela Prevenção Rodoviária Portuguesa. Insónia e apneia são os principais riscos que afetam condutores, r
Continuemos o enxovalho público gratuito dos representantes políticos e em breve só estará disposto a governar quem não tem melhor perspetiva do que ser mal pago e despido no pelourinho.
Testes pioneiros foram realizados nos Açores. Através desta tecnologia, será possível garantir resiliência do serviço de comunicações móveis, mesmo quando a cobertura tradicional não está disponível.
Personalidade de impacto, cujo humor "foi, e continua a ser, um reflexo do país, das suas idiossincrasias e da forma como evoluímos enquanto sociedade". A entrega do Prémio Universidade de Coimbra 2025 a Herman José acontece já amanhã. Ao SAPO, Inês Rocha de Gouveia, da Fundação Santander, explica a
O presidente da Câmara de Lisboa foi esta manhã homenageado, numa cerimónia privada, recebendo a mais alta distinção da República Francesa das mãos do presidente de França, pelo seu contributo para a relação entre os países. É o primeiro autarca a recebê-la.
São doenças tão raras que só existem em 1,3 de cada duas mil pessoas. O diagnóstico não é simples, mas os tratamentos e cuidados necessários quando se tem alguém tão especial em casa requerem atenção, financiamento e integração, mas também que se prepare o mundo para que estas pessoas possam viver n
No dia em que teve um filho diagnosticado com uma doença rara, a vida de Isabel Cavaca mudou. Não apenas para lhe dar apoio, mas para ajudar outros pais e cuidadores, amaciando um pouco o duro caminho que têm de percorrer. A Addapters foi criada para isso.
Jorge Sales Marques, pediatra e coordenador do Centro de Diagnóstico e Avaliação de Doenças Raras do Hospital CUF Porto, explica ao SAPO como se definem, quando surgem e como podem afetar a vida dos cuidadores. O Dia das Doenças Raras assinala-se no último dia de fevereiro, o único mês que tem númer
Acesso a financiamento, políticas fiscais justas e leis equilibradas, mas também recuperar a relação de confiança com quem tem casas para arrendar são pontos fundamentais para começar a resolver a crise da habitação, diz Álvaro Santos, que vê inegáveis virtudes na Lei dos Solos. Em entrevista ao SAP
Acabado de ser reeleito bastonário dos engenheiros, Fernando de Almeida Santos foca a formação, atração, retenção e captação de talento como prioridade no novo mandato. Com as grandes obras, o país vai precisar de "mais 500 engenheiros por ano", diz, em entrevista ao SAPO. A necessidade de puxar inv
A terminar o segundo mandato pelo PS à frente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa admite cumprir mais um mandato. Saúde, habitação, reabilitação e requalificação urbana são as suas prioridades. "Esta vai ser sempre a minha cidade e eu quero viver na melhor cidade possível."
Habitação social, sim, mas também rendas acessíveis, nomeadamente para profissionais como enfermeiros e polícias. E também habitação de luxo. O autarca Frederico Rosa defende a diversidade e quer atrair uma economia local pujante, sem perder o carácter do Barreiro.
A nova ponte vai trazer desafios mas é também uma oportunidade de ouro para melhorar a vida dos munícipes, desenvolver o Barreiro e aproximá-lo dos padrões da margem Norte, acredita Frederico Rosa, presidente da Câmara, que lamenta o atraso na concretização da Comunidade Intermunicipal.
Em cinco anos, a Teach for Portugal conseguiu reduzir em 21% a taxa de negativas das turmas em que está presente. Com uma rede de mentores que trabalham com alunos, professores, escolas e autarquias, está a devolver a paixão por ensinar e a ajudar crianças de contextos menos favorecidos a sonhar com
É a primeira vez que a acreditação da SESAM, da Sociedade Europeia de Simulação Aplicada à Medicina, é atribuída em Portugal, catapultando o centro a um novo nível de profissionalismo e reconhecimento.
"Cinema com Sentido" é o mote que leva a Fundação MEO a alargar a parceria com a AMPLA, que promove a inclusão na cultura. A quarta edição da mostra de cinema premiado inclusivo estreia-se dia 14, na Culturgest. E desta vez os filmes chegam a salas comerciais e até a casa.