O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) disse que o sismo foi registado às 21:54 de quarta-feira (22:54 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara.
"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo)", indicou o CIVISA, em comunicado.
Um primeiro abalo de magnitude 2,2 na escala de Richter tinha sido sentido, também a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara e intensidade máxima III, às 11:35 de quarta-feira (12:45 em Lisboa).
O segundo sismo, de magnitude 2,1 na escala de Richter, foi registado na mesma zona às 15:25 (16:25 em Lisboa) e sentido com intensidade máxima III/IV em Santa Bárbara e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo).
Os três abalos de quarta-feira inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022, acrescentou o CIVISA.
A 27 de junho, devido à atividade sísmica na ilha, o CIVISA subiu o nível de alerta relativo ao vulcão de Santa Bárbara para V3 e o do sistema vulcânico fissural da ilha para V1.
VQ (ASR/RPYP/APE) // EJ
Lusa/Fim