A Praia de São João da Caparica e a Praia do Norte, no concelho de Almada, estão interditas a banhos. Análises à água apresentaram valores acima do limite para a bactéria E.coli.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, pela autarquia. “Após análises realizadas nas últimas 48 horas, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou que a água balnear das praias de S. João da Caparica/Praia do Norte obteve valores acima do limite estipulado para o parâmetro e.coli”, explica a Câmara Municipal de Almada, em comunicado.
A E. coli é uma bactéria que habita o intestino das pessoas e de alguns animais e que pode, em alguns casos, ser nociva, se entrar no organismo pelo consumo de um produto contaminado (podendo causar, por exemplo, gastroenterite com diarreia intensa, muco ou sangue).
A água vai ser alvo de novas análises, pela Agência Portuguesa do Ambiente, esta quinta-feira. Entretanto, as bandeiras vermelhas já foram hasteadas nas duas praias onde a bactéria foi altamente identificada e sinalizada a interdição das águas.
A Câmara Municipal de Almada garante também estar já no terreno para “localizar a origem” do problema, em colaboração com os SMAS, a gestão do litoral (WEMOB), os concessionários e as autoridades.