Esta segunda-feira, vários dos principais clubes europeus, incluindo alguns portugueses, estiveram presentes em Madrid para um dia de negociações sobre o mercado de transferências.

O evento foi promovido pela plataforma 'TransferRoom', com o intuito de clubes de todo o mundo discutirem possíveis negócios de jogadores com futuro indefinido. Presentes no evento estiveram emblemas como Chelsea, Bayern Munique, Manchester United, Famalicão, Rio Ave, Santa Clara, entre outros.

Além dos responsáveis dos clubes, também vários agentes FIFA estiveram presentes em Madrid, tal como já aconteceu em outras edições como a de Lisboa em 2023. A SIC sabe que a cidade portuguesa voltará a acolher o evento em novembro de 2025.

TransferRoom: o Tinder do futebol que permitiu ao Sporting contratar Gyökeres

Mas afinal o que é o TransferRoom?

Em 2016, Jonas Ankersen iniciou uma intensa pesquisa de mercado e reuniu-se com diretores desportivos de clubes de futebol por toda a Europa para discutir os seus desafios no mercado de transferências, com o objetivo de permitir o acesso direto de clubes, jogadores e empresários numa rede global.

Tornou-se evidente que a questão principal no mercado de transferências era a falta de transparência e de acesso a informações de mercado credíveis. Muitas vezes não existia uma linha direta de comunicação entre os decisores.

South_agency

Os clubes compradores não tinham informações confiáveis ​​sobre quais jogadores estavam disponíveis, enquanto os clubes vendedores não tinham informações sobre quais perfis os de jogadores os clubes compradores procuravam.

E tal como na plataforma de relacionamentos Tinder, no TransferRoom, quando as duas partes combinam, cria-se uma relação, neste caso, de negócio.