Portugal estreia-se na Liga das Nações esta sexta-feira diante da campeã europeia, Inglaterra. Em antevisão, no segundo dia da concentração da Seleção Nacional na Cidade do Futebol, Rute Costa afirmou que as Navegadoras sabem a responsabilidade que têm para defrontar esta seleção, por muito difícil que o desafio aparente ser.

Primeiro dia: «Muito bom regressar, ambiente e contexto privilegiados. Todas as jogadoras sentem o peso da responsabilidade de representar o país. É um privilégio, por isso começou tudo bem.»

Estreia de Bárbara Lopes: «Falei com ela, desejei-lhe um bom estágio. Todas nós, quando entra um elemento novo, temos sempre uma bagagem de conhecimento a partilhar. Toda a jogadora é bem recebida, porque o sucesso individual é sucesso coletivo. Acredito que será enriquecedor para ela e para o coletivo.»

Bilhetes esgotados para sexta-feira: «É sempre uma grande notícia para nós. A FPF e toda a gente têm feito um grande trabalho e temos apelado bastante ao público. Felicidade e responsabilidade para fazer um bom jogo perante os nossos adeptos.»

Antevisão ao duelo: «Sabemos da responsabilidade que temos. Temos uma grande seleção pela frente, mas o medo de falhar não pode retirar a coragem de fazer algo bom e diferente. Estamos sintonizadas. Temos uma grande seleção pela frente. Vamos a jogo para provar o nosso valor e competência.»

«Conhecemos bem a Inglaterra, é uma seleção de grande nível, portanto o conhecimento que cada uma tem é elevado. Vamos preparar o jogo com o intuito de estarmos ao nosso melhor nível. Temos de focar no nosso trabalho. Quando esta seleção está ao seu melhor nível, pode fazer grandes feitos.»

Último confronto deu empate: «Não gostaria de dizer [que lutamos] olhos nos olhos, mas todas sentimos a responsabilidade deste crescimento. Não acho que devemos olhar para cima ou para baixo. Sabemos das nossas fragilidades e pontos fortes. O mais importante é sermos combativas para tentar sorrir.»