O mercado de transferências de verão valeu esta terça-feira mais um encaixe ao Sporting, mesmo que o clube não tenha estado diretamente envolvido no negócio em causa. Pedro Mendes, que fez um golo em 12 jogos pelos leões, mudou de clube em Itália e valeu um encaixe de 1,1 milhões de euros aos cofres de Alvalade.

Dois anos depois e ter sido vendido ao Ascoli por 500 mil euros, com o Sporting a anunciar pelo Relatório e Contas desse ano que ficou com 50 por cento de uma futura venda, Pedro Mendes foi esta terça-feira oficializado como reforço do Modena, na Serie B italiana. O valor da transferência foi de 2,2 milhões de euros, pelo que metade pertencerá ao campeão nacional.

Serão ainda distribuídos proporcionalmente cinco por cento do valor da transferência pelos vários clubes de formação do avançado, devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Quer isto dizer que, além do Sporting, também o Moreirense, o Vitória SC e Os Sandinenses receberão alguns milhares de euros.

Palhinha e Veiga, além de vendas diretas

Pedro Mendes
Ascoli
2023/2024
28 Jogos 2268 Minutos
11 2 0 0 2x

ver mais �
Não é a primeira vez deste verão que o Sporting faz um encaixe milionário com um antigo jogador. Recorde-se que também João Palhinha pagou dividendos quando trocou o Fulham pelo Bayern na semana passada, por 50 milhões de euros.

No caso relativo ao internacional português, o emblema verde e branco tem direito a algo como 4,5 milhões de euros: três milhões vêm dos 10 por cento de mais-valia guardados no momento da venda ao Fulham e cerca de 1,5 milhões dizem respeito à fatia leonina do mecanismo de solidariedade. Também o Sacavenense (765 mil euros) e o Alta de Lisboa (255 mil euros) beneficiaram dos respetivos direitos de formação.

Houve ainda 1,7 milhões de euros relativos à transferência de Renato Veiga do Basel para o Chelsea. O acordo foi feito por 14 milhões e o Sporting tinha direito a 10 por cento desse valor (1,4M€), ao qual ainda se acrescentam cerca de 300 mil euros da solidariedade FIFA. O Real SC encaixa 100 mil euros.

Recorde-se que o Sporting já fez encaixes diretos com vendas diretas de jogadores durante este defeso. Foram 7,75 milhões de euros da venda de Paulinho ao Toluca, cerca de 9,1 milhões da fatia da venda de Fatawu Issahaku ao Leicester City e dois milhões de euros de Nazinho, que rumou em definitivo ao Cercle Brugge.

Tudo somado, o encaixe total dos leões no verão que decorre, contando as vendas e os valores relativos a Palhinha e Pedro Mendes, dá cerca de 27,2 milhões de euros.