O anúncio da retirada tinha sido feito há pouco mais de uma semana, mas Thiago Alcântara não tardou em arranjar nova função no futebol. O médio, com formação feita em parte na La Masia, assumiu o cargo de adjunto, apoiando Hansi Flick enquanto treinador do Barcelona. Mas há um pormenor interessante: será só durante a pré-época.
Esta iniciativa surgiu do interesse do ex-jogador espanhol se querer formar enquanto treinador, tendo oportunidade de acompanhar a digressão aos Estados Unidos. Esta será, portanto, uma medida temporária, para que Thiago possa aprender métodos de forma prática.
Quem o confirma é a própria formação culé que, em nota oficial, explica que o internacional por La Roja passará as próximas semanas no staff técnico: «Thiago Alcántara vai passar as próximas semanas na equipa de Hansi Flick para se formar como treinador. O filho de Mazinho deverá permanecer com a equipa principal de futebol masculino durante todo o verão e, por isso, estará presente na digressão pelos Estados Unidos.»
Com uma carreira recheada de clubes de renome (Barcelona, Bayern München e Liverpool), o antigo atleta prepara-se, agora, para assumir um papel fora das quatro linhas.