No cenário dinâmico da defesa do clima, aceitei desbravar o caminho além-mar na COP28 e, a convite da UNA Portugal, constituí uma equipa de young and fresh minds. composta pela Joana Chaves Baptista, investigadora no NOVA Tax Lab, pela Margarida Mingote, investigadora em propriedade intelectual na N
O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu concordaram com a imposição de multas de pelo menos 3% do volume de negócios anual às indústrias que cometam infrações ambientais graves.
O Governo investiu, em quatro anos, 19 milhões de euros na recuperação de áreas protegidas em Portugal, valor que o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas definiu hoje como “o maior investimento de sempre”.
Combustíveis fósseis e al Jaber voltam a estar no centro da polémica na COP 28. Além de estar previsto um aumento de produção nos EAU, declarações "negacionistas" do líder árabe ameaçam compromissos.
O Governo criou o sistema de depósito e reembolso (SDR), que consiste em pagar um depósito por uma embalagem e ser reembolsado na sua entrega, que abrange embalagens de bebidas de plástico e metal, mas não de vidro.
A desinformação sobre o clima é persistente, difícil de combater e resiste às provas científicas, com a realidade das alterações climáticas a ser ainda posta em causa, indica um estudo divulgado.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) determinou a suspensão preventiva do funcionamento do Parque de Campismo Vale do Rossim Ecoresort, em Gouveia, devido a descargas de efluentes, informou hoje aquele organismo.
As alterações climáticas podem comprometer a qualidade das reservas estratégicas de água existentes dos ecossistemas subterrâneos, conclui um estudo em 12 grutas do globo, coordenado pela cientista portuguesa Ana Sofia Reboleira.
A plantação de 10.000 pinheiros na zona da Lagoa da Ervedeira é a resposta ao compromisso que a Nestlé assumiu no âmbito do projeto de sustentabilidade NESTLÉ 100 FRONTEIRAS.
Longe de cumprirem as metas do Acordo de Paris, o diretor executivo da agência da ONU para a gestão de projetos defendeu hoje que a COP28 será, sobretudo, uma oportunidade para os países renovarem compromissos.
Uma maior adesão às recomendações de prevenção do cancro do WCRF/AICR - que encorajam um estilo de vida saudável - está associada a um menor risco de todos os cancros combinados e de alguns cancros individuais, como o cancro da mama.
O diretor executivo da agência da ONU para a gestão de projetos alertou hoje que não basta caminhar, mas correr contra as alterações climáticas e considerou que nenhum país está a fazer tudo o que pode.
O ADN ambiental, deixado por animais nos espaços onde vivem e por onde passam, ajuda a estudar populações, mas até agora tem limitado o estudo dos indivíduos. Uma nova técnica permite agora aceder ao núcleo das células e traçar perfis genéticos de cada animal, fortalecendo os esforços de conservação
O sultão Al-Jaber, que preside à cimeira climática COP28, comentou sobre as suas polémicas afirmações onde rejeitou provas científicas por detrás da eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, referindo que foi mal interpretado.
Organizações apontam para riscos da forma como o funcionamento do fundo foi estabelecido e instam países desenvolvidos a avançarem promessas de financiamento, e a cumprirem com elas.
O presidente da conferência do clima das Nações Unidas reafirmou hoje que respeita as recomendações científicas sobre as alterações climáticas e apelou a uma redução de 43% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.
A gestão da rede de assistência técnica para ‘perdas e danos’ aos países em desenvolvimento será gerida pelas agências das Nações Unidas para projetos e redução de riscos, uma cooperação que assegura os melhores projetos para o financiamento.
Análises realizadas pelo laboratório do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) desmentiram o estudo divulgado pela Plataforma Transgénicos Fora que apontava para uma elevada concentração de glifosato em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
A poluição do ar causada pelos combustíveis fósseis queimados por indústrias, centrais de produção de energia e pelos transportes será responsável por 5,1 milhões de mortes prematuras todos os anos a nível mundial.
O presidente da cimeira climática COP28 disse ontem ter bem presente que os combustíveis fósseis devem ser progressivamente diminuídos e abandonados, após declarações polémicas a questionar a ciência e a meta de redução de 1,5ºC no aquecimento global.