Responsável da Comissão Europeia destaca que os preços já baixaram desde que o mecanismo ibérico foi criado. Admite ainda assim que conflito no Médio Oriente pode trazer volatilidade.
“Quem vai pagar a transição climática, somos nós. Não sabemos bem se é por via dos impostos se é pela via da tarifa, certamente não será por via dos subsídios", disse presidente da AdP.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que participará na 28.ª conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP28), que começa na quinta-feira, pediu hoje aos líderes políticos mais esforços na conferência para salvar "um planeta doente".
O Município de Barcelos assumiu ontem o “Compromisso de Política de Ação Climática”, assente em oito pontos, o primeiro dos quais é contribuir para atingir as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa no concelho.
Vestígios de pinturas rupestres pós-paleolíticas descobertos num abrigo rochoso da Serra da Lousã ajudam a conhecer melhor as comunidades que há milénios habitaram o centro de Portugal, disse ontem um arqueólogo envolvido nos trabalhos.
A Associação das Empresas Portuguesas para o Ambiente defendeu hoje que a redução de perdas de água é “fácil, barato e dá milhões” e garante uma nova fonte de consumo, e acusou o setor de estar “viciado” em subsídios.
A Comissão Europeia incluiu ontem a “cebola da Madeira” na categoria Denominação de Origem Protegida, destacando as práticas tradicionais da produção nas ilhas da Madeira e do Porto Santo e o aroma próprio do bolbo.
O enviado norte-americano à 28.ª Conferência do Clima (COP28), John Kerry, declarou hoje que Estados Unidos e China tencionam continuar a cooperar para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, por 40% das quais são responsáveis.
Uma caravana antimineração vai percorrer na sexta-feira quatro aldeias “ameaçadas” por minas nos concelhos de Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, para pedir a suspensão e rescisão de todos os contratos de exploração mineira.
A REN prevê que nos próximos anos, com a crescente incorporação de renováveis no Sistema Elétrico Nacional, a utilização das bombas das centrais hídricas continuará a aumentar de forma relevante.
A empresa Mudatuga vai lançar em abril de 2024 a versão final de uma aplicação que controla o total de biorresíduos compostados e promete ajudar os municípios a provar que estão a atingir metas de compostagem doméstica.
Organizações de defesa do ambiente disseram à Lusa que a gestão da água é um dos temas prioritários que Cabo Verde deve levar à cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP28), a partir de quinta-feira, no Dubai.
As ativistas cobriram a entrada da sala de pó colorido, acusando os patrocinadores do evento, organizado pela APREN, de genocidas e os participantes de greenwhashing e crimes de guerra. Ao mesmo tempo, outra apoiante do grupo escreveu nos cartazes do evento "Galp+REN=Morte".
O presidente das Águas do Algarve, António Eusébio, reconheceu ontem que “falta muita água” na região e mostrou-se receoso com o futuro próximo, uma vez que a escassez hídrica é a mais crítica de sempre.
Milhares de mensagens enganosas, teorias da conspiração e suposta ciência a favor da carne estão a impedir uma mudança para uma alimentação e agricultura mais sustentáveis, indica um estudo divulgado ontem.
Os tritões são anfíbios, aparentados das salamandras, e a suas peles húmidas produzem uma neurotoxina, conhecida como tetrodotoxina, que se pensa ser usada, por estes e outros animais, como mecanismo de defesa contra predadores, como as cobras.
Os líderes africanos devem eleger a proteção dos direitos humanos e a justiça climática como prioridades na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), que começa esta quinta-feira no Dubai, apelou hoje a Amnistia Internacional (AI).
A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu (PE) deu hoje o seu aval ao acordo provisório alcançado pelos colegisladores da União Europeia (UE) sobre a Lei do Restauro da Natureza, abrindo caminho para a aprovação final pelos eurodeputados.
O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu concordaram hoje com a imposição de multas de pelo menos 3% do volume de negócios anual às indústrias que cometam infrações ambientais graves.
Portugueses estão pouco confiantes numa transição climática justa e pedem medidas de combate às desigualdades. 63% aceitaria pagar mais impostos sobre os rendimentos para ajudar mais pobres.