Os Palácios Nacionais da Pena e de Sintra vão receber visitas noturnas esta sexta-feira e sábado (6 e 7 de dezembro), no âmbito da programação comemorativa dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural como Património da Humanidade pela UNESCO.
Esta programação, intitulada "PH30", contará com 30 ações ao longo de um ano, culminando numa festa, em dezembro de 2025, adianta a Parques de Sintra, entidade responsável por outros monumentos, como o Castelo dos Mouros e o Palácio de Monserrate.
As visitas noturnas ao Palácio Nacional da Pena decorrem na sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, em horários escalonados, com o acesso ao monumento a ser feito exclusivamente por transfer a partir das 18:30, com estacionamento permitido nos parques da Calçada da Pena.
Já no Palácio Nacional de Sintra, as visitas ocorrem no sábado, em dois horários, às 19h00 e às 20h30, acompanhadas por atuações da Associação Danças com História, na Sala dos Cisnes, que recriará danças medievais e renascentistas recorrendo aos trajes da nobreza e ao cancioneiro dos séculos XV e XVI.
Os ingressos para estas aberturas noturnas têm o custo simbólico de 1€ e vendem-se exclusivamente na bilheteira online da Parques de Sintra.
De acordo com a Parques de Sintra, a abertura das celebrações - com uma programação especial de eventos organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Cultursintra - acontece exatamente um ano antes da classificação da UNESCO.
O programa de celebrações visa destacar a ligação entre natureza e património, oferecendo experiências ao ar livre, visitas encenadas e atividades culturais com foco na juventude, ainda segundo a organização.
Orientado especialmente para jovens, o programa completo será divulgado esta sexta-feira, na plataforma online dedicada à celebração: ph30.parquesdesintra.pt.
Nos últimos 10 anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d'Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.
Recentemente a Parques de Sintra voltou a ser eleita Melhor Empresa do Mundo em Conservação nos World Travel Awards, considerados os “Òscares do Turismo”.
Natal em Sintra
O Reino do Natal de Sintra celebra-se até a 31 de dezembro. De quinta-feira a domingo, o Parque da Liberdade, no centro da vila histórica, “passa a ser povoado por fadas e duendes, que organizam uma grande festa, onde até os brinquedos ganham vida, num ambiente que proporciona aos visitantes momentos inesquecíveis”, anuncia a autarquia.
Os visitantes do Reino do Natal têm à disposição, gratuitamente, momentos de animação, espetáculos de música e de circo. As artes circenses vão animar o espaço através de um espetáculo apresentado pelos "Pinóquio – fun and culture", nos dias 7, 14, 23, 26 e 30 de dezembro, sempre às 14h00. A entrada no Reino do Natal é gratuita, mas os visitantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ração ou mantas para animais, às diversas associações de solidariedade social. Também o Terreiro Rainha Dona Amélia se transforma num verdadeiro “Mercado de Natal”, com muitas opções de compras de presentes e vários doces tradicionais de Natal. É neste local emblemático de Sintra que está instalada a grande árvore de Natal, simboliza o espírito da época.