A Federação Internacional de Atores (FIA), cujo diretor de comité tem uma reunião no fim de semana em Istambul, publicou um comunicado para expressar apoio "inabalável" à greve dos atores de Hollywood e impedir que os estúdios procurem talentos fora dos Estados Unidos.
O pintor guineense Young Nuno acredita que a arte pode mudar um país e as suas obras, algumas patentes nas ruas de Bissau, começaram a sua internacionalização em Portugal, onde o artista plástico Vhils o convidou para uma obra pública.
A longa-metragem “O Corno / The Rye Horn”, da realizadora espanhola Jaione Camborda com coprodução portuguesa, venceu a Concha de Ouro no 71.º Festival de San Sebastian.
O autor e ilustrador Pedro Seromenho encontra-se num périplo pela Costa Leste dos Estados Unidos (EUA) e pelo Canadá, onde passará por diversas escolas para promover a leitura em língua portuguesa junto de crianças de várias idades.
O filme português de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, venceu o Prémio de Melhor Curta-metragem Internacional da 15.ª edição do Weird Market, que terminou no sábado em Valência, Espanha, anunciou a organização.
O filme português “A Fada do Lar”, realizado por João Maia e protagonizado pela atriz Joana Metrass, estreou-se no cinema histórico Laemmle Royal em Los Angeles, onde estará em exibição durante a primeira semana de outubro.
Ganhou o Óscar logo com a estreia no cinema em "Mary Poppins", mas foi Maria, a noviça que vai parar à casa do capitão Von Trapp e das suas sete crianças em "Música no Coração" que imortalizou Julie Andrews ainda antes dos 30 anos. Mas há mais para descobrir na carreira...
Como se fosse um concerto dos U2 ao ar livre, dois helicópteros sobrevoaram o céu antes de direcionarem holofotes sobre o deserto de Las Vegas e sobre o vocalista Bono, que se ajoelhou no chão enquanto cantava o êxito de 2004 da banda irlandesa, "Vertigo".
O filme “Regra 34”, da brasileira Julia Murat, venceu o prémio de Melhor Filme da competição de Longas-Metragens do Festival Internacional de Cinema Queer Lisboa 27, e “Opponent”, do sueco Milad Alami, conquistou uma Menção Especial, anunciou o certame.
A Assembleia da República vai assinalar a revolução de 5 de Outubro de 1910, que implantou a República em Portugal, com visitas livres, atuações musicais e o lançamento de um livro.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, inaugura hoje o novo ciclo de exposições, que consiste na mostra “Cifra”, de Dayana Lucas, e dos vencedores dos Laboratórios de Verão de 2023.
Cinco textos de teatro serão lidos na sétima temporada do festim “Esta noite grita-se”, que tem início no domingo, em Lisboa, e que este ano se estende a Faro, numa parceria com o Teatro das Figuras, a decorrer até dezembro.
Dezasseis jovens atores em formação, de quatro nacionalidades diferentes, levam este sábado, ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, o espetáculo “Disparates”, inspirado na peça “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.
A fadista Cuca Roseta realiza na próxima semana uma digressão por Cabo Verde, onde vai apresentar o espetáculo “Fado e Morna”, interpretando temas dos dois géneros musicais classificados como Património Imaterial da Humanidade.
O ex-líder de um gangue foi acusado de assassinar a tiro o rapper Tupac Shakur em 1996, em Las Vegas, anunciou um procurador na sexta-feira, 29 de setembro.
"A Via Sinuosa", primeiro romance de Aquilino Ribeiro, regressa às livrarias no dia 4 de outubro, com ilustrações de Stuart Carvalhais e prefácio de João Barroso Soares, anunciou a Bertrand Editora.
O músico Zeca Pagodinho vai atuar em Portugal, a 7 e 15 outubro, e prometeu "um show com um repertório cheio de bons sambas, uma boa batucada e muita alegria", declarou o artista à agência Lusa.
A saxofonista dinamarquesa Lotte Anker e o baterista português Gabriel Ferrandini estreiam ao vivo, em outubro, em Lisboa, o resultado de uma residência artística conjunta, que será também apresentado no festival Jazz ao Centro, em Coimbra.
A fadista Gisela João, “a miúda que apareceu a cantar fado de sapatilhas”, como a própria se apresenta, vai assinalar 10 anos de carreira em janeiro, com “dois eventos especiais”, em Lisboa e no Porto.
O cantor português Jimmy P inicia em novembro, no Porto, a digressão “Natal Urbano”, cujos concertos irão contar com a participação de coros infantis e juvenis das localidades onde irá atuar, como Leiria, Lisboa, Ovar e Mirandela.
O Museu Nacional da Música (MNM) vai aumentar de 250 para 500 o número de instrumentos da sua coleção a expor ao público quando se mudar para o Palácio Nacional de Mafra, disse na sexta-feira o seu diretor.
Um conjunto de 40 obras de artistas portugueses, que lançam um “olhar provocador” para a ideia política e a ligação com o meio, vai estar patente a partir de 5 de outubro na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
O músico Loony Johnson tem o seu primeiro espetáculo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 20 de outubro, para lançar o quarto álbum, e promete uma "noite de celebração" e de "homenagem à cultura africana, em particular, a cabo-verdiana".